Endomarketing

31-10-2010 16:17

 Endomarketing

 

Introdução O endomarketing e a confiança estão inteiramente ligados através de instrumentos como a comunicação, a motivação e o comprometimento. O endomarketing tem o objetivo de reforçar as relações internas da organização a fim de que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre os negócios da empresa. O presente trabalho buscou, dentro dos conceitos de endomarketing e confiança, mostrar a importância dos mesmos na empresa, baseando-se na prática da Caixa Econômica Federal de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Objetivo

Apresentar a visão do gestor da Caixa Econômica Federal no que se refere à importância da aplicação do endomarketing e da confiança no ambiente interno da organização, focando o marketing interno.

 

Metodologia

O trabalho foi desenvolvido a partir da aplicação de pesquisa de campo (Visita e análise de dados coletados na empresa) e pesquisa bibliográfica, sendo entrevistado o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal da Agência Bernardo Horta, o Sr. Edmilson de Moraes Paixão. Os dados coletados na pesquisa foram comparados à teoria.

 

Resultados

O gerente entrevistado mostrou um amplo conhecimento em relação aos dois assuntos tratados neste trabalho. Percebe-se que na empresa os funcionários têm confiança no ambiente de trabalho, pois há um sistema aberto e atividades de regularização e controle. Isso é muito bom, já que a confiança é essencial na vida de uma organização. Os colaboradores que não confiam em seus colegas de trabalho, no ambiente e na gerência são menos eficientes e comprometidos com a organização. Então, os funcionários devem confiar uns nos outros, para um bom funcionamento da empresa.  Por isso deve-se restabelecer a confiança e isso começa com a comunicação.  A empresa pesquisada tem um bom nível de comunicação entre gestores e colaboradores, em todos os níveis, com freqüentes reuniões de trabalho e participação efetiva do corpo funcional. Na empresa há também uma Ouvidoria interna e sistema eletrônico de críticas e sugestões. A empresa que visa crescer, conquistar novos mercados ou sobreviver precisa adotar o endomarketing como “arma” para envolver todos os colaboradores nos objetivos da empresa, proporcionando um clima de harmonia e confiança. A empresa possui uma comunicação interna, através da Intranet – Jornal da Caixa, com a caixa e-mail, mensagens eletrônicas de característica institucional, chamadas mensagens da presidência. Há também a avaliação da eficácia do endomarketing, sendo esse um processo em melhoria contínua. O endomarketing é muito presente em praticamente em todas as empresas do segmento financeiro.

O endomarketing também tem o seu valor na organização, pois é necessário vender o serviço/produto primeiramente aos colaboradores (clientes internos), e depois aos clientes externos. Sabemos que o verdadeiro empreendedor passa aos colaboradores uma idéia de confiança e respeito. Hoje, no ambiente de trabalho, há muitas incertezas e as pessoas encontram dificuldade em confiar em quem tem alguma vantagem sobre ela, porque não há mais estabilidade no emprego. Para o endomarketing é necessário que todos se sintam envolvidos com o crescimento da empresa e isso deve partir dos gestores a fim de que todos os colaboradores sintam parceria e confiança na organização. Uma das maneiras de implantar o endomarketing é a motivação, dando as devidas informações aos colaboradores, aceitando as suas idéias, cumprimentá-los pelo seu bom desempenho, comunicar-se e deixar que eles opinem, ou seja, fazer com que realmente vistam a camisa da organização.

Os gestores devem se comunicar com os colaboradores e deixar que eles opinem no funcionamento da organização. Além disso, devem aceitar críticas e assumir os seus erros, assim como também os colaboradores, do contrário, isso prejudicará a confiança. A organização deve aceitar idéias dos colaboradores e formar equipes de discussões, o que é uma grande ferramenta na melhoria do processo da empresa. Conhecimento pode ser aproveitado. Às vezes, alguém tem uma idéia, mas não expõe, sendo que poderia ser a solução dos problemas da empresa, mas as pessoas não têm confiança em si mesma.

As pessoas devem perceber que são importantes para a organização.

Na empresa os colaboradores aceitam as críticas e quando não o fazem, podem utilizar a Ouvidoria. Também há avaliações internas, feedback orientado, trilhas de desenvolvimento e atividades de Universidade Corporativa. Sabemos que o verdadeiro empreendedor passa aos colaboradores uma idéia de confiança e respeito. Gestão do conhecimento deve fazer parte de visão compartilhada dos gestores.

1-    A formação de equipes para solucionar problemas é uma grande forma de confiança.

2-    Segundo Laurence P. Chait há quatro elementos básicos da gestão do conhecimento, sendo eles: o conteúdo, a cultura, os processos e a infra-estrutura.

Às vezes, alguém tem uma idéia, mas não a expõe, sendo que ela poderia ser a solução dos problemas da organização. Porém, as pessoas não têm confiança nem si mesmas. As pessoas devem perceber que são importantes para a organização.

 

Conclusão Deve-se haver um gerenciamento de pessoas. O ponto inicial é resgatar a confiança e estabelecer o endomarketing dentro da organização. As empresas devem manter uma boa comunicação com seus funcionários, deixar que eles participem das decisões da empresa. A empresa que implantar as ferramentas do sistema de Gestão pessoal e adotar uma política voltada para o seu colaborador, estará segura dos rendimentos dos mesmos em produtividade, criando um ambiente flexível e saudável e, principalmente, acesso a todo e qualquer tipo de informação.

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