A VEZ DAS GIGANTES DO MUNDO EMERGENTE

31-10-2010 22:38

 DWECK, Denise; MEYER Carolina. A vez das gigantes do mundo emergente, EXAME, São Paulo, pg. 97 – 101, 29 de março de 2006

WOOD JR., Tomas. Gestão Empresarial: comportamento organizacional (cood.). São Paulo: Atlas 2005.

 

NOME: Rubens Giardini       7°N1                                        MATRICULA: 61594

A VEZ DAS GIGANTES DO MUNDO EMERGENTE

O texto apresenta uma nova concepção de fusões e aquisições de empresas por países emergentes como Brasil, China, Rússia e Índia. Ainda ressalta que graças à globalização, as fusões se tornaram mais constantes entre as empresas e com isso, vem mudando as perspectivas das multinacionais. O resultado dessas mudanças são as empresas dos países emergentes que estão em crescimento e em expansão no mercado internacional.

Com a fusão e a aquisição em destaque, a conquista e o aumento da fatia no mercado se tornou algo almejado e realista para algumas empresas dos chamados países emergentes. No cenário atual dos negócios, houve uma inversão de aquisições, ou seja, as empresas de economia emergente tornaram se compradoras nos países desenvolvidos. Dados do texto indicam que das 500 maiores organizações da terra 48 estão alocadas nos países em desenvolvimento.

É importante dizer que a globalização estar sendo um dos fatores de maior relevância para as organizações emergentes, pois possibilita uma maior interação e agrega novas oportunidades para as empresas poderem explorar mercados da Europa e Estados Unidos.

Outro fator importante é a exploração de novos mercados pelos emergentes, pois as nações ricas deixaram de ser o ponto exclusivo das multinacionais e passaram a buscar em mercados inexplorados, novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A idéia do texto afirma que para uma ascensão de uma organização de países emergentes, fatores como, economia não define o fracasso ou sucesso de uma empresa.

O texto teve como propósito, apresentar de forma clara que as multinacionais dos países em desenvolvimento estão mudando o jogo dos negócios com fusões e aquisições cada vez mais agressivas e surpreendentes no cenário internacional. Isso agrega uma rápida expansão das empresas, pois com a globalização a integração é mais constante e favorável ao desenvolvimento, quanto na busca de mercados maiores ou a serem explorados.

*Indico essa obra, aos acadêmicos de todo o curso de Administração, professores e amigos.

Contacto

Procurar no site

"Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos." 
Henry Ford
 
 

 

PARTICPAÇÃO EM LIVROS

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode